LUPA NERD - Os Filmes de John Hughes

 


John Hughes é um cineasta que grande renome em HollyWood. Diretor e Roteirista, realizou filmes que mostravam a vida de adolecentes, porém os mostrando de forma que os próprios pudessem se identificar na tela. Confira nessa lista alguns trabalhos do diretor. 


Gatinhas e Gatões (1984) 
Direção e Roteiro: John Hughes

Na trama uma garota está completando 16 anos, porém sua irmã vai casar no outro dia e todos de sua família estão preocupados com os preparativos do casamento. Ela é apaixonada pelo cara mais bonito do colégio, porém é mais velho e rico. 

O filme é típico de adolescente, mas o que o torna interessante como Hughes move a trama, colocando que o adolescente quer ver na tela. Parece que ele os entende e mostra exatamente como eles podem ficar chateados e ou como alguém esquecer seu aniversário e ainda mais nesse período é um pouco frustrante. É leve e fofo no fim, mas na minha opinião um pouco confuso em alguns momentos. 


Clube dos Cinco (1985)
Direção e Roteiro: John Hughes

Na trama 5 estudantes ficam de castigo por travessuras e acabam o sábado inteiro na biblioteca de castigo e por obra do destino ficam "amigos".

Pela sinopse parece um filme muito bobo e básico, aí que está o pulo do gato meus caros leitores, Clube dos Cinco, diferente desse primeiro citado, é uma obra-prima do cineasta. Aqui Hughes, parece que estudou todos os comportamentos de vários estudantes e jovens para trazer uma obra atemporal que mostra o amadurecimento nessa fase. Esses cinco transbordam carisma e várias camadas diferentes que por algum motivo conseguimos nos identificar. Toda a trama se passa em um único local e mostra que com um único lugar pode mudar a vida da gente em um único dia.  Esse filme é extremamente recomendado. 


Mulher Nota 1000 (1985)
Direção e Roteiro: John Hughes

Na trama dois amigos sem vida social e querem ser populares no colégio, eles tem a brilhante ideia de fazer uma mulher perfeita, para assim serem queridos e adorados na escola. 

Esse filme é o mais viajado do diretor, porém isso não tira o merito do filme. Acho uns mas divertidos por ter a comédia e loucura como base. Mas a marca do diretor está ali com conflitos adolescente para ser popular, a sexualidade, status e outra coisas. Além vale a pena também para ver Robert Downey Jr em seus primeiros trabalhos como um adolescente babaca. 


Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Direção e Roteiro: John Hughes

Ferris Buller finge que está doente para poder matar aula e curti um fia de folga com seu amigo Cameron e sua namorada Slone.

Quem nunca assistiu esse filme , por favor, pare essa leitura e faça o favor de assistir e depois você volta aqui, porque esse filme é icônico e outra obra-prima do Hughes. Com um roteiro e hustória simples, Hughes desde Clube dos Cinco conseguiu mudar a história do cinema com um filme atemporal, porém muito divertido e cínico. Esse filme tem momentos incríveis e fala sobre como o jovem ainda não sabe que fazer depois do colégio e porque tem que ficar preso a regras, se pode sair um pouco pra aproveitar a vida. Se eu ainda não ti convenci a assistir, Charlie Sheen faz uma ponta no filme. 


Galera, se você chegou até aqui, obrigado por ler essa coluna e terá mais dicas aqui de filmes clássicos e recentes também. Vocês podem encontrar no YouTube ou aqui mesmo no History Nerd. 

Escrito por: James Krazy

James Krazy nas Redes

Comentários